quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Por que o cabelo cai????

Olá Meninas,

É só o feriado estar pertinho que o clima muda rsrsrs

Hoje o post será sobre queda de cabelo, será que devemos nos preocupar???
Isso acontece muito com vocês?? Pois eu acho que vou ficar careca rsrsrs
Meus cabelos vermelhos pela casa toda!!! O pior que nem tem como falar que não é meu!!! :P



Para entender, de uma vez por todas, quantos fios podem cair sem causar preocupação!?!?!

Por que o cabelo cai?
Todo fio tem um tempo de vida. Ele nasce, cresce e, finalmente, cai. É um processo comum e a queda é apenas sinal de mudança do ciclo capilar. Nem todos os fios encontram-se na mesma fase, no entanto. Em condições normais, 85% dos fios do couro cabeludo estão crescendo enquanto o restante está em eflúvio, como chamamos o período de queda. Portanto é normal que o cabelo 
caia ao ser lavado e penteado. Como a raiz permanece ativa, logo inicia-se o crescimento de um novo fio.

Por quanto tempo o fio cresce?
A duração do ciclo varia de uma pessoa para outra, conforme predisposição genética. Em média, ele cresce por quatro anos antes de ser trocado. Mas algumas pessoas têm um ciclo capilar de até oito anos, enquanto outras têm de apenas dois. O dilema, nesses casos, é não conseguir deixar o cabelo muito comprido.

Quando a queda deixa de ser normal e passa a ser motivo de preocupação?
Não dá para falar em número de fios, pois isso varia e depende de você ter uma cabeleira mais densa ou mais rala. Além disso, é um trabalho insano ficar contando quantos você perde por dia. É importante estar sempre atento para aumentos da quantidade que cai. 

O que gera a queda anormal?
Há duas causas mais freqüentes. Uma delas é a anemia, conseqüência de uma alimentação pobre em alimentos com ferro. Para combatê-la, é importante comer mais carnes de qualquer animal, fígado, feijão, grão-de-bico,lentilha, ervilha, cereais integrais, nozes, brócolis e couve. Também vale a pena acrescentar à mesma refeição frutas ou sucos ricos em vitamina C (como laranja,abacaxi, acerola, caju e kiwi), que contribuem para a absorção do ferro pelo organismo. Outra causa muito comum são as alterações no funcionamento da tireóide. Nos dois casos é indispensável consultar o médico e pedir exame de sangue para verificar se há anemia ou alteração na glândula.





Há laguma outra causa importante a relatar?
Sim, a queda pode ser sinal de uma alteração orgânica já superada. Uma amigdalite, por exemplo, faz com que o organismo concentre suas forças no combate à doença. Três meses depois de ter sarado, pode-se notar excesso de fios caindo. Isso ocorre porque entre a fase de crescimento e a de queda há um período de repouso. Dietas radicais, cirurgias, febre, estresse acentuado e medicamentos fortes estão entre os fatores que interrompem o crescimento do cabelo e provocam sua queda mais adiante.

A genética influencia?
Com certeza, mas é diferente no homem e na mulher. A calvície feminina começa com a perda de fios após a puberdade, ao longo dos anos o cabelo
vai ficando ralo e o couro cabeludo mais evidente, principalmente no topo da cabeça. Nos homens, a rarefação provoca entradas e avança até a parte superior do couro
cabeludo. À medida que o cabelo cai, alguns novos fios nascem mais finos.

Existe algum procedimento feito no salão que pode provocar a queda?
A química de alisamentos, tinturas ou permanentes resseca o fio, mas não provoca seu caimento, a menos que o produto utilizado seja de má qualidade ou que o cliente tenha alergia ou irritação.

Há tratamento?
Quando o problema é causado por estresse, alteração na tireóide ou anemia, deve-se melhorar, primeiro, a condição geral do organismo com uma dieta equilibrada e novos hábitos de vida. Além disso, logo que o afinamento
dos fios for notado, é possível usar medicamentos específicos e eficientes contra a calvície. Mas somente o médico pode receitar.

Como o cabeleireiro pode ajudar o cliente a detectar se há algo errado?
Ao notar que muitos fios estão caindo, vale perguntar se ele fez alguma dieta muito restritiva ou se está tomando medicamentos sem indicação médica. Caso a resposta seja afirmativa, é importante avisar que esses comportamentos podem estar prejudicando o organismo e aumentando a queda. Também é bom alertar o cliente de que quando ela está associada a outros sintomas como cansaço, irritabilidade, perda ou aumento de peso e fraqueza, geralmente é indício de anemia ou problema na tireóide. A melhor saída é procurar um médico imediatamente.

Qual seu conselho para os profissionais de beleza?
Apesar de não ser indispensável, o cabelo reflete a saúde e o estado emocional. Um grande gasto de energia rapidamente aparece na cabeça. Toda atenção aos fios é válida e contribui para uma vida mais saudável.


Fonte: Revista Cabelos&cia.

Super dica hein meninas!!!

Agora vocês já sabem como cuidar!!

Espero que tenham gostado!

Beijokas

Nenhum comentário:

Postar um comentário